23 outubro 2012

A procura de um berçário!

Procurar um berçário é algo novo para mim.

Minha filha mais velha, Bianca, foi para o maternal quando já tinha 1 ano e 7 meses. Já andava, falava e isso me deixou muito mais tranquila na escolha, pois sabia que qualquer coisa de errado seria fácil de identificar.

Já para a Lorena a missão é outra. Procurar um lugar acolhedor, legalizado e com profissionais capacitados para cuidar de uma "pessoinha" que estará com 6 meses, sem andar, sem falar, emitindo apenas os sinais através do choro, é muito mais complicado.

Antes de sair do aconchego do meu lar para encontrar um bom berçário, fiz diversas pesquisas no DR. GOOGLE (sem ele não sou nada!) e as principais dicas são:

- Considere uma localização próxima à sua casa ou ao trabalho; 
- Verifique se a escola é legalizada;
- Questione sobre a formação dos profissionais berçaristas;
- Questione sobre a presença de uma enfermeira durante todo o tempo na escola;
- Conheça todas as instalações (sala de sono, banho de sol, brinquedoteca, fraldário, lactário, cozinha, etc.);
- Observe a limpeza, organização e se o lugar pode apresentar possíveis perigos aos pequenos (escadas, piso escorregadio, etc);
- Questione sobre as atividades de estímulos feita com os bebês;
- Verifique se a quantidade de berçarista é suficiente para a quantidade de bebês (o ideal é 1 para 3 bebês);
- Questione se os pais tem livre acesso a escola.

Então com a tarefa de casa feita a missão era: visitar berçários na região e acreditem não foi nada agradável.

Para não ficar muito longo, vou sinalizar apenas o que encontramos:

- crianças sozinhas no berçário;
- criança sentada num banco de carro, sim você entendeu direito, banco de carro, dentro do berçário;
- brinquedoteca que se resume a uma cadeirinha vibratória;
- uma berçarista para 164.156541.48163 crianças;
- lugares escuros, pequenos e abafados;
- tias com cara de bruxas malvadas;
- instalações ruins;
- valores altíssimos.

E agora eu me pergunto: como esses lugares possuem licença para funcionar?!?!?!?!?!?!
Entendo perfeitamente porque acontece tantos acidentes com crianças em escolas!

Depois de tudo isto, minha próxima pesquisa no DR. GOOGLE será:

"O que é preciso para abrir um berçário?"
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário