27 novembro 2012

Leite Materno x Leite Artificial

Nunca pensei que fosse tão difícil fazer a adaptação ao leite artificial.
 
Com a Bianca foi mais fácil porque ela não aceitou mais o peito aos 6 meses. Eu tentava, mas ela recusava, ficava enjoada, parecia que tinha nojo até que perto dos 7 meses, desisti. Como nesta fase ela já comia frutas, almoçava e jantava, fiquei mais despreocupada. Tentamos o Nan e funcionou durante algum tempo. Hoje a Bia não toma leite algum, de maneira nenhuma! Então substituímos por iogurte, queijo e etc.
 
Já com a Lorena o problema é outro. Volto a trabalhar em breve e já gostaria que ela estivesse adaptada a um leite artificial para que eu possa voltar tranquila. Conversei com o pediatra na ultima consulta e ele me deu 3 opções: Nan, Nestogenio e Aptamil. Disse que a preferência dele seria pelo Nan H.A. (hipo alergênico), mas este é impossível de encontrar, então comprei o Nan Pro 1.
 
Fiz o teste uma única vez e parece que a Lorena não gostou muito, mamou apenas uns 20 ml e depois completei com o peito. Até aqui, tudo certo.
Eis que no dia seguinte a Lorena aparece com o corpo completamente avermelhado, com bolinhas que aparentavam picada de inseto e muito rapidamente foi tomando o corpo inteiro.
 
Desesperada, fui para o pronto socorro. A médica de plantão pediu um hemograma completo (inferno na terra, né? - chorei muito só em pensar nas tentativas para pegar a veia num bracinho branquinho, gorducho e manchado de vermelho!), para ter certeza de que seria algo relacionado ao leite Nan.
 
A enfermeira, vendo o meu desespero, pediu para o papai segurar a Lorena (que também quase não conseguiu, estava tão pálido que pensei que fosse desmaiar a qualquer momento..) e chamou uma outra enfermeira que pegou a veia dela na primeira tentativa, super rápida e certeira.
 
O resultado do exame estava normal, mas com um índice pouco aumentado causado por uma virose (eu tenho a opinião que sempre que o médico não sabe o que a criança tem, diz que é uma virose, então quando é de fato, eu fico sempre desconfiada!).
 
Depois de alguns dias tomando um antialérgico, Lorena está melhor.
 
Na consulta com o pediatra dela ontem, ele disse que não é para tentar nenhum leite artificial até o dia anterior ao meu retorno ao trabalho (ele só pode estar maluco né? - passar por esse sufoco todo na véspera da volta ao trabalho é para enlouquecer qualquer mãe!!!).
 
Disse que pela quantidade de leite Nan ingerido e pelo resultado do exame de sangue não dá para saber ou confirmar que é uma alergia ao leite ou uma virose. Só fazendo o "teste de provocação" (quase perguntei: provocação ao organismo da criança ou aos nervos da mãe?!?!?).
 
Não vou seguir a orientação médica de tentar outro leite na véspera do retorno ao trabalho, fato!
Até para que eu possa trabalhar tranquila, quero ter certeza de que a Lorena ficará bem sem mim.
 
Não vou tirá-la totalmente do peito. Quando eu estiver com ela, no período da manhã e da noite vou continuar amamentando, outro fato!
 
Agora a questão é que não tenho mais coragem de dar o Nan para saber se é alergia mesmo ou virose. Estou fazendo zilhões de pesquisas aqui no Dr. Google, mas a conclusão é uma só:
 
"Cada criança reage de uma forma. O que é uma maravilha para um, pode ser um caos para outro."
 
Ou seja, não cheguei a nenhuma conclusão sobre outro tipo de leite artificial.
 
Acho que vou testar o Aptamil e acender uma vela para que a Lorena aceite bem e não tenha nenhuma reação alérgica ou outra coincidente virose!
 
Mãe sofre viu!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário