01 novembro 2012

Dificuldades e prazeres da amamentação

Amamentar para mim é uma experiência maravilhosa.. Me sinto a melhor mãe do mundo... mas como tudo na vida, também tem seu lado difícil..
 
Dificuldades da amamentação:
 
- Nas primeiras mamadas seu bico do peito pode, e na grande maioria das vezes, não está preparado para a amamentação. Existem algumas dicas para fazer durante a gravidez que amenizam, mas não impedem as dores dos primeiros dias.
 
- Durante a gravidez tome sol nos seios na parte da manhã e durante o banho passe a bucha nos bicos para ajudar a formar e "engrossar" a pele.
 
- O bico do peito pode ficar ferido, com rachaduras e até sangrar. Como os bebês já nascem com necessidade de sucção, não apenas fome, eles adoram ficar sugando, o que também é necessário, para estimular a produção do leite da mãe.
 
- Nos primeiros dias a produção do leite é grande e pode causar mastite. Os seios ficam bem maiores e a sensação é de que o leite está totalmente empedrado. Dói mesmo quando o bebê mama. Nestes casos, faça compressa com água fria ou gelo de 15 em 15 minutos e massagem com movimentos circulares. A dor passa totalmente após o esvaziamento da mama, por isto, se a mamada não for suficiente para esvaziar, utilize uma bomba de extração de leite.
 
- Ainda nos primeiros dias (os mais difíceis) a mãe precisa amamentar a cada 3 ou 4 horas, o que faz com que suas noites de sono seja apenas um sonho!
 
- Também é bastante comum você acordar molhada devido ao vazamento do leite ou ter que trocar de roupa durante o dia por este motivo.
 
- Quando finalmente estão grandinhos essas dificuldades iniciais acabam. Mas quem amamenta exclusivamente com o leite materno, precisa estar pronta e preparada para amamentar a qualquer hora e em qualquer lugar!
 
Mas como tudo nesta vida, vamos ao lado bom:
 
Prazeres da amamentação:
 
- Na maternidade, ainda na sala de parto, você tem sua primeira ligação com seu bebê. Durante a primeira hora de vida você já pode iniciar o contato através da amamentação. Esta é sem dúvida, uma das maiores emoções!
 
- A amamentação é o primeiro laço que você constrói com o bebê. Ele se sente seguro, amado, protegido e se acalma.
 
-  Procure um lugar tranquilo para a amamentação e uma posição confortável para você e para o bebê.
 
- Nas primeiras mamadas você precisa introduzir grande parte da aréola do peito na boca do bebê, assim ele vai sugar no lugar certo para a saída do leite e não vai ferir o bico do peito.
 
- Uma boa posição é quando o bebê encosta o queixo na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais aréola na parte de cima da boca do que na debaixo.
 
- Quando for tirar o bico do peito, coloque o dedo mínimo no canto da boca do bebê. Assim você consegue retirar sem se machucar.
 
- Durante a amamentação, faça carinho no seu bebê, cante uma música e curta bastante esse momento.
 
- O leite materno além de muito saudável funciona como uma vacina, protegendo a criança de várias doenças.
 
E a amamentação também ajuda a mãe a emagrecer mais rápido, o útero a recuperar o tamanho normal, diminui o risco de hemorragia e anemia no pós-parto e reduz o risco do câncer de mama, ovários e útero.
 
Amamente seu pequeno!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário